segunda-feira, 9 de abril de 2012


PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

É vasta, e não difícil de se encontrar, a literatura que elenca críticas aos currículos que regem os cursos de Licenciaturas no que tange às poucas, pontuais e desarticuladas práticas pedagógicas que os discentes realizam durante a formação. Sobre tudo, critica-se o distanciamento destas do campo efetivo para o qual os licenciandos são formados para serem maestros, ou seja, critica-se o distanciamento entre a formação superior do futuro docente e a Educação Básica. Como consequência, não raro, a escola causa estranhamento ao recém licenciado e a desistência da profissão em virtude da ausência da realização de atividades na escola durante a formação que possibilitassem a familiarização e a promoção de estímulos para exerçam à docência.
Nesta cena urgi a necessidade de novas reformulações nos Currículos das graduações de Licenciatura Plena e a criação de instrumental metodológico que possibilite romper com o modus operandi vigente no atual modelo de formação universitário.
Diante das necessidades supras foi criado o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com a função de constituir o elo conectivo entre formação universitária e Educação Básica. Isso ocorre por meio da concessão de bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dedicam ao estágio observatório nas escolas públicas, bem como a realização de atividades pedagógicas supervisionadas por um professor efetivo.
No tocante à área de Geografia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, o projeto do Pibid é executado, num sentido amplo, com o objetivo de “proporcionar aos licenciandos em Geografia, envolvidos no projeto, uma formação acadêmica mais eficiente rumo ao desenvolvimento de práticas pedagógicas conscientes, reflexivas e transformadoras da realidade onde estão inseridos”.

OS MEMBROS DO GRUPO PIBID DA ÁREA DE GEOGRAFIA DA UFPI
         Atualmente o grupo Pibid da área de Geografia da UFPI é constituído por: um coordenado, o qual é professor da UFPI; uma supervisora da área, esta é professora da escola estadual Joca Vieira e por oito bolsistas, que por sua vez, são graduandos distribuídos entres o 6º e 8º bloco do curso.

Coordenador:

CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE


Supervisora:


ELIANE MARIA PAZ BASTOS SANTOS



MONITORES:


 Ângela Oliveira Vieira

 

 

 Nildemar Pereira da Silva


 

Gil Anderson Ferreira Silva


 Maria Darcileny Soares da Silva


 

Mônica Saraiva de Sousa


Aliciane Mendes Vieira e Silva


Teresinha de Jesús Lima Pereira




Humberto Augusto Lima Rocha


 





2 comentários:

  1. Blog super legal,aprovadíssimo.Espero que ajude a nós alunos no nosso desenvolvimento e que possamos aproveitar o máximo possível. ass: Juliane,Amanda e Celice(alunas do 3º ano)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita! Estamos aqui para ajudar. Respondam as revisões postadas, pois essas contém questões de vestibulares como o ENEM e logo postaremos o gabarito comentado. Qualquer dúvida ou dica para o blog, podem comentar, que vamos responder com urgência! um grande abraço! E divulguem o blog entre seus colegas.

    ResponderExcluir