sexta-feira, 25 de maio de 2012


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO – PREG
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE
 INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

RESPOSTAS COMENTADAS DA REVISÃO DE GEOGRAFIA FÍSICA

Monitores (as): Aliciane Vieira; Ângela Vieira, Maria Darcilene e Nildemar Pereira.

1)                 Se o sol nasce à direita do menino, que fica a Leste, então ele vai primeiro para Oeste, depois ele encontra uma encruzilhada e dobra para a esquerda que fica ao Sul depois encontra outra encruzilhada que dobra a esquerda que fica a Leste. Resposta (A)
2)                 Nula
3)                 Se Pequim esta no fuso oito que fica a 120º L e Amapá fica no quarto fuso 60º W, a diferença de horas é de 12h, então se Pequim à hora é 20h 8m do dia 8 de agosto de 2008 em Amapá vai ser 9h 8m do mesmo dia. Resposta (A)
4)                 Na primeira charge vemos que o pólo está ocorrendo efeitos decorrentes da destruição das florestas ocorrida em outras áreas do planeta. Resposta (D)
5)                 O clima semi-árido é caracterizado pela baixa umidade e pouco volume pluviométrico, assim, essa área teve que ser modificada pelas tecnologias de irrigação, para que o solo ficasse próprio à agricultura. Resposta (B)
6)                 A medida mais eficaz a ser tomada é o controle do desmatamento, pois sem a cobertura dos solos o escoamento ocorrera com mais força, assim, causando a erosão do solo, levando esses sedimentos para o leito dos rios. Respostas(D)
7)                 As principais conseqüências das chuvas ácidas é a poluição, com as queimadas do carvão ou petróleo que liberam resíduos gasosos, como óxido de nitrogênio e de enxofre. Esses poluentes são carregados pelos ventos a milhares de quilômetros causando e prejudicando outras áreas. Resposta (A)
8)                 As florestas exercem um importante papel no controle do efeito estufa que são gases como o dióxido de carbono (Co2), metano (ch4), óxido nitroso (n2o) e CFC’s, que absorve parte da radiação solar, e outra parte aprisionada na terra. Assim a floresta tem um papel importante porque ela absorve parte dos gases. Resposta (D)
9)                 O projeto I serve tanto para o uso integral onde ocorrem as pesquisas cientificas como também para o uso sustentável. O projeto II se enquadra no uso sustentável, pois existe a exploração da terra para o uso próprio. Resposta (A)
10)             Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Então a sustentabilidade esta relacionado com a incompatibilidade entre o crescimento econômico e a preservação. Resposta (B)
11)             (1) Verdadeira. Abrasão marinha é a erosão provocada pelo mar, devido à ação contínua das ondas que atacam a base e os paredões rochosos do litoral. Esse fenômeno acaba causando o desmoronamento de blocos de rochas e o conseqüente afastamento desses paredões. Daí origina-se as costas altas que são chamadas de falésias, como por exemplo, aquelas existentes no nordeste, formadas por rochas sedimentares (barreiras).  
(2) Verdadeira. Falésia São formações naturais caracterizadas por uma queda abrupta de uma superfície mais elevada para uma menos elevada.                                                                 
(4) Verdadeira. Os Fiordes são imensos vales rochosos que foram inundados pelo mar, devido à fusão do gelo, nas idades glaciais. Nesta época a baixa temperatura da Terra, contribuía para as geleiras  se expandirem diminuindo o nível médio dos oceanos. Grandes mantos de gelo avançavam sobre regiões mais quentes, arrastando tudo o que encontrava pela frente, inclusive pedaços de rochas. É a chamada erosão glacial.
 (8) Falsa. Um recife de coral  é uma estrutura rochosa constituída por uma série de organismos marinha portadores de esqueleto calcário. A composição calcária do recife de coral é bastante resistente à ação das ondas e das marés e muito rígida. Porém, muito frágil. Estima-se que 27% de todos os recifes de coral do mundo já foram irreversivelmente degradados por causa do aquecimento global e ações predatórias como o crescimento irregular das cidades costeiras e a poluição. Então ela não é formada por consolidação de areias, e sim, formações milenares feitas do carbonato de cálcio  produzido por pequenos animais de corpo mole, chamados “pólipos” (eles podem ter menos de um cm de diâmetro).
(16) Verdadeira. Pororoca é um fenômeno natural caracterizado por grandes e violentas ondas que são formadas a partir do encontro das águas do mar com as águas do rio. Existem várias explicações para este fenômeno, mas a principal diz que sua causa deve-se à mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos proporcionando grande barulho.  Resposta (01/02/04/16)
12)             O texto traz uma interpretação equivocada da foto de satélite. A foto mostra o anoitecer na Europa e na África, e não o amanhecer. O movimento de rotação da terra em torno do seu eixo imaginário se dá no sentido oeste-leste e, assim, nos países situados a leste amanhece antes do que naquele situados a oeste. Ao anoitecer, a ordem é a mesma, de leste para oeste. Seguindo-se essa lógica, a foto do satélite mostra o anoitecer tanto na Europa quanto na África.

13.                   A projeção de Mercator faz uma representação precisa da forma dos continentes, mas altera sua área, colocando os países desenvolvidos em evidência, principalmente pelo fato da Europa ser na época a grande potência econômica. A projeção de Peters, por sua vez, mantém o anglo e altera a forma dos continentes, no entanto, os países representados têm a proporção de suas áreas e posição conservadas.

14.              A primeira alternativa está errada pelo fato da longitude ao invés da latitude que é o arco de equador entre o meridiano de Greenwich e o meridiano do lugar.                                        A terceira alternativa está errada já que a altitude é a altura de um ponto em relação ao nível do mar.
A quinta alternativa está errada, pois a longitude é a distância entre um lugar e o meridiano de Greenwich.
Portanto a resposta certa é II E IV alternativas. 
                                                                                    
15.              A resposta certa é a E, pois a última proposição para julgamento é falsa, porque o fuso horário não influência no trabalho dos metereologistas.
                                              
16.              A primeira afirmativa é falsa, porque nos estados b e c as florestas não são caducifólios (pedem as folhas em um período do ano), pois na Amazônia as florestas são latifoliadas equatoriais, florestas densas. A última afirmativa também é falsa, porque a estrutura da Amazônia não é composta de rochas ígneas e sim rochas sedimentares.
As outras afirmativas estão corretas.
                                                                                             
17.              A aceleração do processo de erosão pode ser intensificada pela aração do solo do topo ao vale, pois toda área estará exposta ao intemperismo. Na aração do solo, ocorre o desmatamento, o qual desprotege o terreno, expondo o a enxurrada que intensifica enormemente a erosão                                                                                                                                                                                      .
18.              Uma encosta desprotegida de sua vegetação, exposta a erosão constante, além da perda dos solos férteis por erosão do tipo voçoroca, também no preenchimento dos vales dos rios com sedimentos, causando que se chama de assoreamento, inviabilizando a utilização dos rios e a vida aquática, bem como intensificando os transbordamentos e as inundações.
19.              O parque industrial deve localizar-se afastado da cidade, ou seja, no ponto I, ficando as margens da rodovia, enquanto as torres devem ficar no ponto E, pois é o lugar mais alto próximo da cidade.
20.              A letra A está errado porque o total pluviométrico anual não é o mais importante.
A letra C está errada porque a distribuição das chuvas tem relação com a temperatura.
A letra D está errada porque a distribuição das chuvas e temperatura não são os únicos elementos que definirão as estações climáticas.
A letra E está errada, pois este não é o único parâmetro que define o clima de uma área.
Portanto a alternativa certa é B, pois é a junção de fatores que define as condições de umidade.

21.              A letra E esta errada, pelo fato que não é todo o material que irá deposita-se no fundo dos mares ou montanhas, pois os materiais mais leves ficarão na parte de cima do relevo.

22.                 A resposta é a A. Erosão eólica: É a erosão causada pelo vento. O solo sofre um grande desgaste com ação dos ventos fortes que carregam a sua camada superficial deixando-o pobre. Os grãos de areia são levados pela força do vento também provoca o desgaste das rochas: as partículas as sólidas transformados pelo vento se chocam contra as rochas com fossem lixas. O vento forte destrói casas, mal construídas e também destrói as matas.
Erosão aluvial: A aluvião é um depósito de sedimentos clásticos (areia, cascalho e/ou lama) formado por um sistema fluvial no leito e nas margens da drenagem, incluindo as planícies de inundação e as áreas deltaicas, com material mais fino extravasado dos canais nas cheias. 
23.              A resposta certa é a C, pois a America do Sul e a África, alem de possuir um encaixe perfeito, ambos os continentes apresentam semelhanças na vegetação como no cerrado brasileiro e a savana africana, além de animais de mesma família.                                                                                                                                            
24.              A letra A é a única alternativa que apresenta agentes internos, pois a erosão, abrasão eu deslizamento são agentes externo de formação do relevo.

25.  A letra C está errada porque, a umidade diminui com o aumento da altitude (quanto mais alto uma região, maior será a umidade), enquanto que a temperatura diminui com o aumento da altitude, ou seja, uma área com baixa altitude é mais quente do que uma com altitude elevada.
26. A) I- Taiga ou Coníferas; II – Tundra; III - Florestas Tropicais Úmidas; IV-      Savanas; V- Estepes ou Padarias;
B) I - Pinheiros Aciculifoliados (plantas que possuem as folhas finas como “agulhas” e alongadas); II – Musgos e Liquens; III – Espécies Latifoliadas (plantas de folhas grandes e largas); IV – Vegetação Herbácea – Arbustiva; V – Formações de Gramíneas.

27.  A) III; B) IV; C) I; D) II;

28. A letra C (I – convectiva/ II – frontal/ III – orográfica) é a alternativa correta, pois, as chuvas convectivas resultam da ascensão (subida) do ar que, ao entrar em contato com as camadas de ar frio, sofre condensação e se precipita. Geralmente é intensa (forte), rápida, acompanhada de trovões e, às vezes, granizo (chuva de verão ou equatorial). As Frontais formam-se do encontro de uma massa de ar frio (frente fria) com uma massa de ar quente (frente quente). É menos intensa e mais duradoura. As Orográficas (ou de relevo) é resultante do deslocamento horizontal do ar, que, ao entrar em contato com as regiões elevadas (serra, montanha, etc), é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperatura seguida da condensação do vapor d’água e conseqüente precipitação.

29.  Alternativa correta letra E. Pois a vegetação de Savana é típica de regiões de clima tropical. Esta vegetação apresenta raízes profundas, folhas grossas e troncas retorcidos. As raízes profundas permitem a retirada da água do lençol freático durante a seca prolongada do inverno. Savana é o nome que essa cobertura vegetal recebe no continente africano. No Brasil, correspondem ao cerrado e, na Venezuela, ao ilhamos.

30. Os itens 02/08 são os corretos. O item 01 está errado porque neste tipo e ambiente existe uma elevada amplitude térmica diária, e não baixa como é colocado na alternativa. O item 04 está errado, pois, a mata de igapó ocorre em áreas de planícies, e se encontra as margens de rios em terrenos permanentemente inundados. Por fim o item 16 está errado porque I e II, não são ambientes extratropicais, pois estas regiões ficam dentro das zonas tropicais por isso se chamam inter (interno).

31. A resposta correta é a Letra C. A alternativa A está incorreta porque o número 1 indicado no mapa representa a Florestas Amazônia e não a de Araucárias. A alternativa B também está incorreta por que as respectivas florestas não condizem com os textos apresentados. A letra D está incorreta por que o numero 1 indicado no mapa corresponde a Floresta amazônica e não a Atlântica. A alternativa E também está errada, pois os textos apresentados acima não condizem com as indicações desta alternativa.

32.  A resposta correta é a letra E, pois nesta categoria o rio é abastecido pelo degelo de neves e/ou geleira. A alternativa A está errada porque, na drenagem arréica o rio sem drenagem ou direção específica, infiltra-se no solo ou evapora. A alternativa B está errada porque, na drenagem exorréica o rio corre direto para o mar ou oceano. A alternativa C também está incorreta porque a jusante refere-se ao que está mais próximo da Foz. Por fim, a D também está incorreta porque a montante caracteriza-se como “tudo” o que está mais próximo da nascente.
 Dica: montante lembra montanha, ou seja, parte mais alta do rio e jusante lembra onde ele “morre”, ou seja, sua foz.

33. Letra C, II e III são corretos. O item I está incorreto porque a área hachurada corresponde à nascente de um tributário e não a um interflúvio, pois este se caracteriza como uma região mais elevada de uma bacia hidrográfica, servindo de divisor entre uma bacia e outra. O item IV está incorreto porque o ponto C corresponde à nascente de um afluente além de ser um rio tributário de primeira ordem. Enquanto o ponto E corresponde a uma foz (jusante) e não a uma nascente.

34. A alternativa incorreta é a Letra A, pois na era Cenozóico no período Quaternário há
ocorrência da última glaciação e altererações do nível dos mares, é neste período que os continentes assumem o posicionamento que apresentam hoje, além do aparecimento da espécie humana. No Brasil ocorrem as formações de bacias sedimentares (ex. Bacia Sedimentar do Pantanal e Amazônico). No período Terciário surge à formação das cadeias de montanhas atuais (dobramentos modernos), surgimento de aves, mamíferos e primatas.

35. A alternativa A está errada porque o perfil representado na figura é uma área da Zona da Mata e o clima característico desta área é tropical úmido e a vegetação natural é característica da Mata Atlântica. A alternativa C está errada por que as áreas de transição correspondem ao Meio-norte (faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão semiárido do Nordeste), e ao Agreste (área de transição entre o Sertão semiárido e a Zona da Mata), além disso, o relevo é de planície e a criação de gado não faz parte da atividade econômica desta região e este perfil, representa a Zona da Mata. A alternativa D está errada por que a área representa corresponde a áreas de planícies litorâneas denominada de Zona da Mata. Por fim, a alternativa E está errada por que o clima predominante é tropical úmido, a vegetação é característica da Mata Atlântica e a cana-de-açúcar é a principal atividade econômica, como já foi mencionada esta área representa a Zona da Mata.

36. A resposta correta é a Letra B. A alternativa A está incorreta porque o relevo do Brasil não é somente de origem sedimentar. Os escudos/maciços cristalinos correspondem a 36% da área total, são divididos em duas porções; Escudo das Guianas e Escudo Brasileiro. A alternativa C está incorreta porque o Planalto Meridional além de apresentar rochas do embasamento cristalino, apresenta também rochas de origem sedimentar, esta última, resulta da deposição de detritos de outras rochas e/ou de acúmulo de detritos orgânicos (sedimentos). A alternativa D está incorreta por que o Planalto Nordestino apesar de suas modestas altitudes de aproximadamente (200m a 600m) possui também áreas rebaixadas e pediplanadas.

37) A alternativa (a) está errada porque o relevo brasileiro é caracterizado por apresentar baixa altimetria, pois apenas 3% do seu território está acima 900m de altitude.
A alternativa (b) está errada porque não há registro no Brasil de dobramentos modernos no período terciário (montanhas jovens).
A alternativa (c) está errada porque o relevo brasileiro é formado basicamente de planaltos e planícies.
A alternativa (d) está certa porque está correta porque na alternativa estão as principais característica do relevo brasileiro.
38)   A alternativa (a) é verdadeira, pois o gráfico I expressa característica de um clima quente e úmido onde pode-se perceber altas temperaturas e um índice de chuva elevado.
A alternativa (b) é falsa, pois o gráfico I não expressa característica de um clima com grande amplitude térmica anual, embora ocorra médias acima de 24º c.
A alternativa (c) é verdadeira, pois o gráfico II traz as características de um clima subtropical que são chuvas bem distribuídas durante o ano todo e queda da temperatura no inverno.   
A alternativa (d) é verdadeira, pois a partir da analise do gráfico II percebe que as chuvas são bem distribuídas durante o ano típico de um clima subtropical.
39) A alternativa (a) está errada porque as chuvas de granizo não acontecem com frequência no território brasileiro e quando acontecem geralmente e na região centro sul.
A alternativa (b) está correta porque as estiagens prolongadas causam muitos prejuízos enormes na agricultura do Brasil, uma vez que estão presente em todo território brasileiro até mesmo nas regiões de clima subtropical, presente na região sul do país, em decorrência das mudanças climáticas.
A alternativa (c) está errada porque as ondas de calor acontecem geralmente nas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
A alternativa (d) está errada porque os ciclones tropicais não acontecem em todo o território brasileiro e quando acontecem geralmente é na região centro sul.
 A alternativa (e) está errada porque os tornados  não acontecem em todo o território brasileiro e quando acontecem geralmente é na região centro sul assim como os ciclones tropicais.
40) A alternativa (a) está  porque  a MPA (Passa Polar Atlântica) se origina  no Atlântico sul e não é de origem subterrânea.
A alternativa (b) está errada porque MPA, não se origina nas cordilheiras do Andes e sim no atlântico sul..
A alternativa (c) está correta porque a MPA esfria-se ao passar pela corrente de Falklands.
A alternativa (d) está errada porque a MPA não chega na Amazônia pela do rio Amazonas e sim pelas planícies interiores.
A alternativa (e) está errada porque a MPA é mais atuante é na Amazônia Ocidental e não na oriental.
41) O item (01) está correto porque as indústrias madeireiras são responsáveis pelo corte de muitas árvores para atender as necessidades do mercado consumidor, agricultores também são  responsáveis pelo desmatamento de muitas áreas para cultivo de suas culturas.
O item (08) é falso porque o desmatamento está relacionado a pressão demográfica no campo, uma que nesse ambiente é evidente a migração de pessoas para as cidades (êxodo rural). 
 O item (16) é falso porque a frente agrícola se dirige para áreas se solos mais férteis, mas não necessariamente estão próximos dos grandes mercados consumidores.
42) A alternativa (a) está porque a área apresentada no mapa não está em processo de acelerado crescimento urbano.
A Alternativa (b) está errada porque na área apresentada não ocorre o processo de pecuária intensiva.
A alternativa (c) está errada porque a atividade de garimpo e mineração acontece principalmente na parte oeste da Amazônia.
A alternativa (d) está errada porque na área apresentada está ocorrendo é o aumento do escoamento superficial e não a diminuição do mesmo.

43) A alternativa (a) está errada porque petróleo e gás natural são energias não renováveis.
A alternativa (b) está errada porque petróleo e gás natural são energias não-renováveis.
A alternativa (c) está errada porque petróleo é um recurso não- renováveis
A alternativa (.d)  está certa porque tanto  energia solar como a biomassa são energias renováveis.
A alternativa  (e) está errada porque gás natural não é energia renováveis
44) A alternativa (a) está errada porque a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartográfica correspondem ao conceito de Escala cartográfica.
A alternativa (b) está errada porque os paralelos são linhas imaginarias traçadas horizontalmente  e os meridianos são traçados verticalmente.
A alternativa (c) está correta porque coordenadas geográficas corresponde a um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
A alternativa (d) está errada porque latitude é a distância em graus entre um ponto e a linha do Equador e longitude é a distância em graus entre um ponto e Meridiano de Greenwich. Portanto os conceitos aparecem invertidos na alternativa.
A alternativa (e) está errada porque a superfície do planeta aparece distorcida é nas projeções cartográficas.  
45) A alternativa (a) está errada  porque o território brasileiro possui três fusos horários, o de 30º, 45º e 60º.
A alternativa (b) está  errada porque nas projeções cilíndricas as deformações ou distorções crescem para os polos a partir da linha do Equador. Portanto como a Amazônia está em baixas latitudes não apresenta grandes deformações nesse modelo de projeção.
A alternativa (c) está correta porque as escalas grandes são recomendadas para representar áreas pequenas, uma vez que mostram mais detalhes.
A alternativa (d) está errada porque a carta geográfica é um tipo de representação própria e não imprópria para ser utilizada na divisão político-administrativa do Brasil.
A alternativa (e) está errada porque as plantas baixas não representam de forma ideal os recursos energéticos, minerais e vegetais do Brasil.
46) A alternativa correta e a (c). Para responder essa questão é importante saber que E (corresponde a escala), D (corresponde a distância real expresso em km) e d (corresponde a distância no mapa expresso em cm). Primeiro calcular os lados do quadrado e depois multiplica para calcular a área do mesmo.
D=E x d  D= 750.000 x 8cm D=60 km
D=E x d   D= 750.000 x 8cm D=60 km
Após saber a distância real dos lados quadrado é só calcular a área do mesmo.
S= L²  60 x 60  S= 3600 km²
47) Resposta alternativa (c), a partir da análise do gráfico percebe-se que atividade solar (II), gases do efeito estufa (I) e o ozônio foram os principais responsáveis pelo aumento da temperatura de 1960 a 1990, uma vez que estes aparecem na parte positiva do gráfico, ou seja,  aparecem na parte positiva da escala.
48) Resposta alternativa (b), Os mamíferos de grande porte geralmente são animais pastadores, que se alimentam de vegetação herbácea ou rasteira, ou ainda brotos de árvores de menor porte – arbustos. Como essa vegetação depende da luz solar para se renovar, só haverá abundância de alimentos para esses animais em áreas de vegetação aberta, como as savanas ou cerrado. Com a mudança de clima, com duas estações bem definidas para climas mais úmidos, a floresta tornou-se mais densa e sombria, fazendo reduzir a iluminação, o que impede a renovação da vegetação rasteira e, consequentemente, a redução do número de espécies de mamíferos de grande porte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário